quarta-feira, 3 de novembro de 2010

História: "A vinda da nona"

História: “A vinda da nona”
 (Adaptação: Gina Adriana Arcerito Dias)
De Ieda de Oliveira
Do livro: Contexto Sinistro

Editora ao Livro Técnico


A história que eu vou contar aconteceu comigo.  E vocês nem imaginam o que foi! Na rua onde moro, também mora uma família de italianos.  Por parte de mãe, FINOTTI, por parte de pai, ARCERITO.
Eu sempre observei a vida que eles levam.
Falam alto demais, gesticulam muito, conversam com as mãos.
Adoram música.  Cantar e dançar.  Às vezes, quando tem alguma discussão, é muito engraçado, tudo acaba em gostosas gargalhadas.

O italiano, sr. Giuseppe Arcerito tem outros irmãos, mas foi o único filho  que veio morar no Brasil.  Vive aqui há 59 anos, mas nunca se desligou da sua Itália, porque de lá, a matriarca, nona Francesca, controla a vida de todos, da Itália e daqui também.

A família ARCERITO é muito alegre e feliz, por isso tem muitos amigos como eu, que passei a frequentar muito a casa desses italianos.

Um dia, fui convidada a participar de uma das festas que a família dava.
O sr. Giuseppe ocupava a cabeceira da mesa e controlava toda a festa.
Naquele dia estavam comemorando  a chegada de uma enorme cesta de guloseimas que a nona Francesca tinha mandado da Itália.
Estavam acostumados a receber muitas cestas, que sempre vinham acompanhadas de uma carta da nona Francesca.
Só que desta vez, eles estavam achando estranho.  Não tinha vindo nenhuma carta com a cesta, acharam que tinha sido extraviada.

A cesta era maravilhosa!  E todos nós nos deliciávamos com os saborosíssimos queijos italianos,  magníficos vinhos tintos, salames de todos os tipos e tamanhos.  Mas nessa cesta tinha uma surpresa!  Algo diferente! Um pote de tempero especialíssimo, que comíamos com a pizza.

Todos comiam e falavam ao mesmo tempo.
Em poucas horas conheci a história da família ARCERITO, de tanto que falavam, gesticulavam e reclamavam.
O sr. Giuseppe reclamava ao se recordar da sua velha Itália.
- Porca miséria!  Quanta coisa boa deixei pra trás!
E a mama Jandyra retrucava:
- Ma, come reclama he!!
- Não tô reclamando, tô com saudades, mama, que faço?!
- É sempre a mesma coisa, cala a boca e come e dê grazie a Dio!

Enquanto isso, no meio daquela confusão, nós íamos comendo e saboreando tudo o que a nona Francesca tinha mandado na cesta.  Mas a sensação da festa foi o tempero, diferente, divino, nunca tinha provado nada tão gostoso.  E o pote de tempero passava de mão em mão.
Depois de muito comer, beber, cantar e dançar, fui  pra casa muito feliz.

No dia seguinte, encontrei o sr. Giuseppe atravessando a rua com muita pressa e fui atrás dele.
Quando ele me viu ficou apavorado e começou a gritar:
- Você também, você também!
- Eu o que, sr. Giuseppe!  O que aconteceu?
- Uma tragédia, filha.  Uma tragédia, não imagina!
- Que tragédia, sr. Giuseppe, tô ficando assustada.
- Lembra da carta que não veio com a cesta da festa de ontem, pois bem, acabou de chegar.  Só que a carta não é da nona Francesca, é da tia Santina, dizendo que a nona Francesca morreu e que seu último desejo era vir para o Brasil, para ficar perto de nós.
Então, eles cremaram o corpo da nona Francesca e mandaram  as cinzas para o Brasil.
Eu disse a ele que sentia muito pela morte da nona Francesca e perguntei quando as cinzas iam chegar ao Brasil.
O sr. Giuseppe me respondeu que as cinzas já tinham chegado e ficou desesperado. 
E eu quis consolá-lo dizendo que a nona Francesca já estava muito velhinha e que ela tinha descansado e perguntei o eles iam fazer.
E ele me disse que iam se matar, pode isso, iam se matar!!!


Foi então que o sr. Giuseppe me contou a coisa mais terrível que jamais  ouvi na minha vida.
- Lembra da festa de ontem,  do tempero especialíssimo, raro?
- Ah, é sobre isso que quero falar com o senhor.  Eu quero a receita daquele tempero especial. Ah, é tradição de família, o senhor não dá a receita pra ninguém, não é não?!
- Não fala besteira menina!
- Por quê?  O que é  que tem o tempero?
- Ai Dio mio, pobrezinha, o tempero, que tragédia, nós comemos a nona na pizza!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário